terça-feira, 18 de novembro de 2008

familia ceratopsidea











Ceratopsidae (que significa "lagartos com chifres") é uma família de dinossauros ceratopsianos ornitísquios, característicos do período Cretáceo, mas presentes também no fim do Jurássico em menor número. Os ceratopsídeos, como são chamados os dinossauros pertencentes à essa família, viveram principalmente na América do Norte. Os ceratopsídeos se alimentavam de vegetais, caracterizando assim uma alimentação herbívora, comum a todos os ceratopsianos. Possuíam um bico proeminente em sua mandíbula.
Esses dinossauros variavam bastante de tamanho sendo que os menores tinham cerca de 5 metros de comprimento, ou até menos, e os maiores tinham até 9 metros de comprimento. A principal característica que difere a família dos ceratopsídeos das demais famílias de ceratopsianos é justamente o seu tamanho, os ceratopsídeos são os maiores e mais bem desenvolvidos da ordem ceratopsia.
Outra característica marcante era a presença de placas enrijecidas, situada atrás da cabeça; pode ter servido tanto para lutas como para intimidação e exibição

Nenhum comentário:

Postar um comentário