terça-feira, 18 de novembro de 2008

edmontossauro


O edmontossauro era um dos hadrossaurídeos de maior porte. Esse dinossauro de cabeça chata e dotado de bico foi originalmente encontrado, descrito e nomeado por Lawrence Lambe, em 1920. O edmontossauro sobreviveu até o fim da era mesozóica, como o tiranossauro e o tricerátopo.
Como todos os hadrossaurídeos, o edmontossauro tinha um focinho largo, mandíbulas compridas e grandes olhos. O focinho provavelmente tinha uma cobertura óssea que se fechava em contato com a cobertura óssea da mandíbula inferior. Era assim que o animal arrancava folhas e ramos de arbustos e plantas baixas. Para mastigar o alimento, ele dispunha de muitos dentes por trás do bico, arranjados em padrão de trituração. Os dentes e os muitos dentes de substituição (muitas vezes as mandíbulas abrigavam mil ou mais dentes), formavam o que é conhecido como bateria dentária. O edmontossauro e os demais hadrossaurídeos eram capazes de dar ligeiro movimento lateral às duas mandíbulas, o que fazia deles herbívoros bem sucedidos.
As narinas do edmontossauro eram grandes e ocas, e podem ter sido recobertas por uma pele solta, que o animal enchia de ar. Quando infladas, essas bolsas provavelmente eram usadas para emitir sons graves. A comunicação era importante para este animal que vivia em grupos grandes de adultos e crias. As bolsas também podem ter exibido cores brilhantes a fim de ajudar o animal a atrair companhia para acasalamento ou para ajudar os animais da mesma espécie a reconhecerem uns aos outros.
O edmontossauro oferece o mais espetacular fóssil de dinossauro. São as famosas "múmias" de hadrossaurídeos: esqueletos localizados com impressões de pele em torno da cabeça, nos ombros,nos braços, nas pernas e na cauda. As impressões demonstram o padrão dos tubérculos (calombos) que existiam na pele.
O nome edmontossauro quer dizer "réptil de Edmonton", a capital da província canadense de Alberta, onde ele foi encontrado. Esse dinossauro tem parentesco com outros hadrossaurídeos de cabeça chata, como o shantungossauro, da República Popular da China. Seu parentesco com hadrossaurídeos de crista sólida, como o saurolofo e o prossaurolofo, que viviam na mesma área que ele, é mais tênue. Depois de longos estudos, constatou-se que o anatossauro e o edmontossauro eram o mesmo animal. O nome edmontossauro foi preservado porque foi adotado primeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário