quarta-feira, 15 de outubro de 2008

protoceratops.




O protocerátopo (Protoceratops andrewsi, do latim "primeiro com chifre") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Cretáceo. Media em torno de 2,5 metros de comprimento e pesava algo entre 200 quilos e 1,5 toneladas. Ao contrário de membros posteriores da infra-ordem Ceratopsia, estes não tinham chifres na cabeça tão desenvolvidos.
O protocerátopo viveu na Ásia e foi descoberto na Mongólia na década de 1920.
O protocerátopo caracterizava-se por uma pequena crista em forma de leque ao redor do pescoço, ou seja, uma estrutura óssea coberta de pele que além de fixar a forte musculatura maxilar, também servia de escudo. Seu corpo perecia um barril, a cabeça era grande e saiam-lhe elevações sobre os olhos e focinho. O protocerátopo andava sobre as quatro patas, porém, como as dianteiras eram mais curtas, acredita-se que também podia erguer-se nas patas traseiras. A fêmea cavava buracos na areia onde botava seus ovos cuidadosamente em círculo.
Esse dinossauro ceratopsiano recebeu o nome protoceratops("primeiro chifre")pois foi o primeiro dinossauro desse grupo a ser descoberto.
Os cintistas descobriram recemtemente, uma jadiza de fosseis com mais de 30 ovos agrupados, e também haviam fosseis de varias femeas de protoceratops, o que indica que as femeas da especie compartilhavam os seus ninhos entre os menbros de seu grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário