segunda-feira, 27 de outubro de 2008

heterodontossauro










Era um herbívoro com o tamanho de um peru. Foi encontrado na África do Sul em 1911 um pedaço de mandíbula de dinossauro que os cientistas tiveram dificuldade de dizer de qual espécie pertencia. Mais tarde, em 1976, com a descoberta de um esqueleto muito bem conservado, foi possível completar a descrição desse animal.
Heterodontossauro quer dizer "lagarto com dentes diferentes", realmente este dinossauro possuía três tipos de dentes diferentes: incisivos afiados, molares e caninos. A finalidade dos dentes caninos ainda é um mistério, já que o Heterodontossauro era um dinossauro herbívoro, talvez ele o usasse para abrir as frutas de casca mais dura.
Observando os ossos das pernas traseiras podemos saber que o Heterodontossauro podia ser bastante veloz. Quando corria, uma serie de ossos de apoio mantinham sua coluna e cauda em posição reta. O rabo cônico e longo agiu como um contrapeso enquanto o animal corria..Dados do Dinossauro:Nome: Heterodontossauro, que significa "lagarto com dentes diferentes"Nome Científico: Heterodontossaurus tuckiÉpoca em que Viveu: Fim do Triássico, por volta de 208 milhões de anos atrás Peso: 35kgTamanho: 1,10m de comprimentoAlimentação: Herbívora

Nenhum comentário:

Postar um comentário