segunda-feira, 20 de outubro de 2008

coritossauro




O coritossauro fazia parte do grupo de dinossauros conhecidos como "bico de pato", pois tinham um bico largo e achatado na extremidade do focinho. Apesar dessa aparência, na boca escondiam-se maciças baterias de dentes que nada tinham a ver com as mandíbulas desdentadas de um pato.
No entanto, o que mais surpreendia era a crista do coritossauro, porque dá a impressão de que o animal está usando um capacete. Seguramente, estes dinossauros utilizavam a sua extravagante crista como distintivo visual, o ajudava na época da reprodução e para emitir sons especiais, já que era oca e se comunicava com o nariz e a boca. Essa saliência era diversificada em indivíduos de sexo diferentes e jovens, eles eram do tipo lambeosaurídeo que surgiu no jurássico com crista arredondada.
O corpo do coritossauro se equilibrava na pélvis e depositava todo o seu peso nas patas traseiras, que eram altas e robustas. Não obstante, os braços não eram tão curtos e fracos como em outros dinossauros bípedes, daí se deduz que o animal também apoiava as patas da frente no chão, quando lhe convinha, por exemplo, para comer plantas rasteiras ou para nadar. Por outro lado, a estrutura de forma larga destas e a considerável grossura da cauda levam a pensar que estes animais freqüentavam a água. Os corythosaurus viviam em grupos e passavam o dia cortando e mastigando vegetação, como folhas duras, sementes, pinhas e ramos tenros, sempre atentos para não serem surpreendidos por predadores da região. O coritossauro media cerca de 10 metros de comprimento e chegava a pesar 4 toneladas. Seu nome significa "lagarto de capacete" (ou elmo), a forma do crânio variava conforme a idade, sendo que seu "capacete" só ficaria totalmente formado quando o animal atingi-se a maturidade. Era um herbívoro hadrosaurídeo que vivia no Cretáceo, em rebanhos enormes que migravam por toda a América do Norte. Dados do Dinossauro: Nome: Coritossauro Nome Científico: Corythosaurus casuarius Época: Cretáceo, entre 76 à 74 milhões de anos atrás Local em que viveu: Alberta no Canadá e EUA Peso: até 4 toneladas Tamanho: até 10 m de comprimento e 4 m de altura Alimentação: Herbívora

Nenhum comentário:

Postar um comentário