sábado, 10 de janeiro de 2009

sauroposeidon




O Sauroposeidon cujo nome significa " Lagarto Poseidon " (Poseidon é o deus grego dos mares e terremotos), foi um dos dinossauros saurópodes mais altos encontrados até agora. Foi descoberto em 1994, no município de Otaka, em Oklahoma, EUA e possuía vértebras de até 1,4 metros de comprimento, o Sauroposeidon era um braquiossaurídeo que tinha um pescoço de tamanho descomunal, mas apesar disso, ele não devia ser "pesar muito" (o equivalente a doze elefante!!!), já que os ossos eram porosos e até muito finos em alguns lugares. Ele devia ter sacos de ar em torno da garganta para deixar o pescoço ainda mais leve, caso contrário ele não poderia levantá-lo até as árvores. Viveu durante o período Cretáceo há aproximadamente 110 milhões de anos atrás nos EUA.
O Sauroposeidon deveria passar 3/4 de seu tempo comendo uma tonelada de suas folhas, já que naquele tempo, estas eram pobres em energia. Apesar da quantidade que ingeria, não seria o bastante para tornar o animal ágil.
Na terceira imagem temos três grandes recordistas do mundo animal, o primeiro da esquerda é um Argentinossauro ( o animal terrestre mais pesado, 100 toneldas ), o segundo no meio é um Sauroposeidon ( o animal terrestre mais alto, 25 metros ) e o último da direita é um Seismossauro ( o animal terrestre mais comprido, 52 metros ), temos também um pequeno ser humano em tamanho proporcional para verificarmos as gigantescas dimensões desses animais.
Dados do Dinossauro
Nome: SauroposeidonNome Científico: Sauroposeidon protelusÉpoca: CretáceoLocal onde viveu: América do NortePeso: Cerca de 60 toneladasTamanho: 30 metros de comprimento e até 25 metros de alturaAlimentação: Herbívora

Nenhum comentário:

Postar um comentário