Um grupo de paleontologistas encontrou no leste da China o que acredita-se ser um dos maiores conjuntos de fósseis de dinossauros localizados até hoje no planeta, incluindo os ossos de um enorme ornitorrinco, informa a imprensa estatal.
Os cientistas descobriram 15 zonas ao redor da cidade de Zhucheng, na província de Shandong, que contêm milhares de ossos de dinossauros, destaca o jornal Beijing News.
"Este grupo de fósseis de dinossauros é o maior já encontrado no mundo em termos de área", afirmou Zhao Xijin, paleontologista da Academia Chinesa de Ciências.
Em uma área de 300 por 10 metros foram localizados mais de 3 mil ossos, segundo a imprensa. Desde o início dos trabalhos, em março, os cientistas retiraram mais de 7,6 mil ossos, incluindo os do maior ornitorrinco conhecido até hoje: um exemplar de nove metros de altura com uma envergadura superior a 16 metros.
Zhao explicou que a descoberta de tantos dinossauros em uma mesma zona pode fornecer pistas sobre a extinção destes animais, ao fim do período cretáceo, há 65 milhões de anos.
Nesta região da China já foram encontradas mais de 50 toneladas de fósseis de dinossauros desde 1960.