quarta-feira, 20 de maio de 2009

lufengossauro


O lufengossauro (Lufengosaurus huenei, do latim "lagarto de Lufeng") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no início do período Jurássico. Media em torno de 6 metros de comprimento e seu peso é até então desconhecido.
O lufengossauro viveu na Ásia e seus fósseis foram encontrados na China, ou mais precisamente na bacia de Lufeng, local do qual o lufengossauro deve seu nome.
Os dentes do lufengossauro eram bastante distantes um do outro e bem agudos, essa característica sugere que talvez o lufengossauro não fosse herbívoro mas sim onívoro, alimentando-se de vegetais e reforçando sua dieta com a carne pequenos animais.

europassauro


O europassauro (Europasaurus holgeri, do latim "lagarto da Europa") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu durante o período Jurássico. Media cerca de 6 metros de comprimento e 2 metros de altura.
A descoberta desta espécie foi feita em Janeiro de 2005 pela equipe de Martin Sander, da Universidade de Bonn, mas a nova espécie só foi oficialmente nomeada em Junho de 2006, quando ganhou uma descrição oficial, publicada na revista científica Nature[1].

grypossauro


O Gryposaurus monumentensis é uma espécie de dinossauro herbívoro da família Hadrosauridae, descrita pela primeira vez em 2007. Com cerca de 10 metros de comprimento e centenas de dentes no seu bico, é considerada a maior e mais robusta espécie pertencente ao grupo dos dinossauros bico-de-pato.
Os seus restos fossilizados foram encontrados em 2004 no monumento nacional Grand Staircase-Escalante situado na parte sul do estado norte-americano do Utah. Viveu nas florestas cretáceas entre 65 e 85 milhões de anos atrás, naquilo que é agora a América do Norte.

gigantoraptor


O Gigantoraptor erlianensis foi um dinossauro do final do período Cretáceo (cerca de 70 milhões de anos) cujos fósseis foram descobertos na Mongólia Interior, na China. Sua 1,4 tonelada e enormes proporções (cerca de 8 metros de comprimento e 3,5 de altura) são um desafio para as teorias que sugeriam que os dinossauros carnívoros diminuíram de tamanho conforme seu corpo foi se assemelhando ao das aves, uma vez que se acredita que os terópodes foram os antepassados dos pássaros que vivem na Terra hoje em dia.[1]